Jogo de blocos

A Escola Dinâmica segue a linha construtivista em seu método de ensino.

A linha pedagógica construtivista é inspirada na obra do biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget que, em suas ideias de desenvolvimento e aquisição do conhecimento, mostrou que a interação do aluno com o meio em que está inserido é essencial para a formação de um indivíduo crítico e autônomo, completo em aspetos cognitivos, sociais e afetivos. O construtivismo tem como essência ensinar o aluno a aprender. Desta maneira, o professor é visto como uma ferramenta que o aluno utiliza para construir seu próprio conhecimento. Estabelecendo relações com o meio, colegas e professores, o aluno trabalha diferentes habilidades em situações diversas, buscando utilizar conhecimentos previamente adquiridos para desenvolver o conteúdo e ir além do que está sendo trabalhado no momento. No processo de ensino, o professor acompanha o caminhar de cada um, de maneira personalizada, observando seu crescimento constantemente e fortalecendo cada uma de suas potencialidades. Por serem organizados de formas circulares, espaços de discussões promovem o trabalho em equipe e a autonomia, fazendo com que, antes mesmo de receberem o conteúdo, os alunos busquem, entre si, respostas ou soluções para questões que estão sendo trabalhadas. Estimular a criatividade, a resolução de problemas e desenvolvimento de pensamento crítico, faz com que as rotinas escolares tornem-se atrativas e envolventes. Em nossa escola, buscamos preparar nossos alunos para serem protagonistas do seu caminho, pensadores independentes que conseguem se adaptar a qualquer desafio imposto pelo meio que vivemos. Preservamos valores fundamentais como a ética, a empatia, a coragem, a criatividade e a solidariedade sendo que nossa equipe acompanha individualmente os alunos no desenvolvimento de suas inteligências emocionais. Nossa preocupação com inovação, empreendedorismo, saúde e meio ambiente permeia todas as nossas atividades e temos como meta formar alunos preparados para a vida, independente de qual seja sua opção no ensino superior.

Criança sendo acolhida por professora

Pedagogia da Escuta

A Escola Dinâmica tem como princípio a pedagogia da escuta, dentro de uma proposta socioconstrutivista e inspirada na filosofia das escolas municipais de Reggio Emilia. A pedagogia da escuta busca desenvolver no professor a capacidade de ter abertura e sensibilidade para escutar e ser escutado

“Compartilhar teorias é uma resposta à incerteza. É por isso que qualquer teoria, para existir, precisa ser expressada, comunicada e ouvida. Aí jaz a base da “pedagogia da relação e da escuta” que distingue o trabalho em Reggio Emilia. A capacidade de escuta e expectativa recíproca, que permite a comunicação e o diálogo, é a qualidade da mente e da inteligência humana que está claramente presente nas crianças pequenas.”

Carla Rinaldi

Professor investigador
e pesquisador

Nossos educadores são apaixonados pela educação, são os guardiões da nossa proposta.
São pessoas em constante treinamento e comprometidas em dar o melhor de suas habilidades aos alunos.

“O papel do professor centraliza-se na provocação de oportunidades de descobertas, através de uma espécie de facilitação alerta e inspirada e de estimulação do diálogo, de ação conjunta e da coconstrução do conhecimento pela criança. Uma vez que a descoberta intelectual é supostamente um processo essencialmente social, o professor auxilia mesmo quando as crianças menores aprendem
a ouvir outros, a levar em consideração seus objetivos e ideias e a se comunicar com sucesso.”

Carolyn Edwards

Aluno com professora