Buscar
  • natalia1dois

Você consegue imaginar uma aula de química dentro de um tribunal? Foi neste contexto que o professor Romero Gomes ensinou aos alunos de nono ano sobre agrotóxicos e transgênicos. Aderente à proposta pedagógica da Escola, a aula convida à transversalidade como forma de eficientizar o aprendizado e ainda ampliar conexões cognitivas entre diferentes saberes.


O professor apresentou para os alunos o caso onde uma ação foi impetrada por um cidadão que pedia indenização pelo tratamento de leucemia da filha com alegação de consumo de transgênicos.


A turma foi dividida em três grandes grupos compostos pela promotoria, pela defesa e pelo júri, que teve que decidir sobre o caso de uma menina com leucemia que acusava os produtores de soja transgênica pelo agravamento da sua doença e reembolso dos valores pagos pelo tratamento.


Além da pesquisa sobre os temas da disciplina de química - para a construção das argumentações de acusação e defesa, o projeto ainda envolveu os alunos no conhecimento das leis e códigos jurídicos que envolvem a produção e regulamentação de alimentos transgênicos e o uso de agrotóxicos nas lavouras.


No final, o júri decidiu pela inocência do réu, sob alegação de que o problema foi causado pelos agrotóxicos e não pela transgenia. Entretanto, o réu foi acusado de omissão. A defesa vai entrar com recurso.


“A turma aprendeu muito e ficou extremamente mobilizada com o projeto. O trabalho foi muito além das questões referentes a conteúdos acadêmicos. Conversamos sobre o quão desafiador é o papel da justiça”, disse o professor Romero Gomes.


O projeto teve apoio dos professores Luiz Ferrua e Marileia Pires. Coordenação Thereza Coutinho.

9 visualizações0 comentário

Escola Dinâmica realiza a entrega dos diplomas oficiais de High School dentro do seu Programa Internacional, em parceria com a University of Missouri, nos EUA. O evento aconteceu, no final da tarde do dia 22 de abril, no novo prédio bilíngue da Unidade Ambiental e reuniu direção, coordenação, familiares, equipe e alunos.


Os sete alunos foram homenageados pela diretora Angela Diener, pelo coordenador Daniel Froner, receberam oficialmente seus diplomas e contaram sobre suas experiências durante o programa e as oportunidades que se abriram depois da conclusão da High School.


Estavam presentes na cerimônia, além da direção e coordenação, familiares dos formados, e os alunos “freshmen”, da Turma 2021, que ingressaram este ano no Programa.


Formados em 2019, a turma aguardava a cerimônia oficial de certificação, adiada em razão da pandemia.

16 visualizações0 comentário

Grupo de alunos com o professor Roger Signhorelli, na Unidade Ambiental do College Prep 2021.


Alinhado ao conceito dos itinerários formativos do novo Ensino Médio, o objetivo da Escola Dinâmica é possibilitar ao aluno que ele desenvovla habilidades e competências necessárias para uma vida acadêmica e profissional bem-sucedidas.


Disponível para escolas de todo o país por meio de uma parceria com a ACT Education Solutions, parte da organização sem fins lucrativos responsável por um dos exames de admissão mais aceitos em universidades norte-americanas, o College Prep proporciona uma experiência universitária dentro da educação básica.


Com o currículo e a metodologia adotados, os alunos se preparam para traçar o caminho rumo à universidade que desejarem, qualquer que seja a área de interesse ou o país que escolham para estudar.


O programa é oferecido em três anos escolares, como um programa curricular ou extracurricular, com carga horária de 240h/ano e disciplinas eletivas ou complementares que podem ser cursadas simultaneamente ao currículo do Ensino Médio Regular.

Parceria da Escola Dinâmica com a Edify Education.

12 visualizações0 comentário