Proposta pedagógica da Escola Dinâmica em imagens: investigação, afeto e construção conjunta.

- Exposição revela o olhar sensível das educadoras para como a criança vive a Escola e como ela expressa sua curiosidade.

A Escola Dinâmica apresenta a mostra fotográfica “A Experiência da Infância – Curiosidade, Natureza e Movimento”, entre os dias 15 a 21 de agosto, no Shopping Beiramar. A exposição traz imagens, que revelam a poética da infância, em diferentes contextos pedagógicos, capturadas pelas educadoras no cotidiano escolar.

A exposição é resultado de uma formação de cinco meses, conduzida pelo fotógrafo e mestre em Educação, André Carrieri, que orientou as professoras das cinco Unidades da Escola Dinâmica (Ambiental, Jurerê, Centro, Leste e Primavera), na capacitação que passou por todas as fases da fotografia: da intencionalidade e observação, até a seleção e edição das imagens.

O convite de Carrieri às professoras foi de trocar as palavras por sentimentos e trazer em uma foto, em um gesto ou em um movimento, tudo o que as crianças estão querendo nos dizer. “Revelamos a poética da infância em fotografias e parágrafos breves que contextualizam e interpretam as sensações e a curiosidade das crianças”, conta a diretora da Unidade Ambiental, Angela Diener.

Participaram da formação cerca de 80 professoras com mais de 600 registros de projetos pedagógicos. Na mostra será possível conhecer 10 projetos selecionados, onde foram debatidos os princípios da documentação e da investigação pedagógica.